Sistema de alimentación de tinta automático
O sistema de abastecimento automático de tinta é utilizado para o abastecimento automático de pulverizadores automáticos ou estações manuais de pulverização de tinta. O sistema também pode ser projetado para tratamento com tintas à base de água ou acrílicas.
A troca de tinta pode ser feita manualmente ou por acionamento pneumático da válvula de troca de tinta. Ao trocar a tinta, ocorre um processo de enxágue, para eliminar os restos de tinta nos tubos tubulares, nas válvulas e no pulverizador.
O fornecimento de tinta é feito através de recipientes de 25 ou 200 litros de material. O sistema também pode ser adaptado para recipientes de outros tamanhos.
Para simplesmente trocar os encaixes de material, as válvulas foram dispostas em mecanismos de elevação.
O fornecimento de tinta aos pontos de aplicação é feito através de mangueiras e tubulações. A pressão de bombeamento necessária é gerada por bombas acionadas por ar comprimido.
Para melhorar as características do tratamento de pintura, está disponível toda uma série de equipamentos complementares, por exemplo:
– Mecanismos agitadores acionados por ar comprimido podem ser instalados nos recipientes de material e grupos de filtros duplos podem ser instalados nos tubos de material.
– As linhas de material podem ser organizadas como linhas de circulação até as válvulas de troca de material
– As bombas podem ser equipadas com vasos de expansão para compensar picos de pressão
Os sistemas de fornecimento de tinta são alimentados e acionados exclusivamente por ar comprimido. A bomba acionada por ar comprimido independente suga a tinta do recipiente de material. Através do tanque de compensação e da válvula de regulagem, a tinta é filtrada nos grupos de filtros duplos. Do grupo de duplo filtro, o material entra no tubo de aço inoxidável através de uma mangueira flexível. A tinta flui através da linha de tubos de aço inoxidável para a válvula de troca de tinta. A ativação da válvula de troca de tinta é feita pneumaticamente. Através de uma linha de circulação, a tinta não utilizada é conduzida de volta ao recipiente de material. Com a válvula de troca de tinta aberta, a tinta flui para o regulador de pressão do material e de lá para as máquinas de pulverização. A pressão do material desejada é ajustada continuamente no regulador de pressão do material. A ativação é pneumática.
