KS 5K

A pistola de remoção de material KS 5K com rosca para cânula é particularmente adequada para o tratamento de materiais de revestimento altamente viscosos, como cola, adesivos, massas de vedação ou graxa.
O parafuso do bocal tem uma rosca externa de M8x1, na qual, por exemplo, uma cânula flexível pode ser aparafusada, de modo que o material de revestimento também possa alcançar locais de difícil acesso.

O pulverizador manual funciona de acordo com o princípio Airless, ou seja, o jato de pulverização é gerado exclusivamente pela pressão do material, que é projetado através de um bico. Saindo do bico, o jato de pulverização é pré-determinado pelo bico e direcionado diretamente para a peça de trabalho. O jato de pulverização efetivo não é tão amplo quanto teoricamente possível. As partículas do jato de pulverização atingem velocidades muito superiores às dos dispositivos de pulverização assistidos por ar comprimido.

O material de revestimento utilizado é aplicado na superfície da seguinte forma: uma pessoa guia manualmente o dispositivo de pulverização manual sobre a superfície tratada e ativa a pulverização no ponto pretendido, puxando o gatilho. O material de revestimento é fornecido ao aparelho de pulverização manual na forma líquida a pressão elevada.
Ao pressionar o gatilho em direção à alça do corpo principal, a agulha da válvula é empurrada para trás contra a força de retorno da mola da válvula. A agulha da válvula sai da sede da válvula do parafuso do bico, liberando assim o fluxo de material.

A quantidade de material pulverizado varia unicamente em função do tamanho do bico e da pressão do material. O diâmetro do orifício do bico determina a quantidade de fluxo de material, enquanto o tamanho e a geometria do orifício do bico, sempre de forma elíptica, determinam a altura e a largura do jato (formato de cone em elipse). O diâmetro do orifício do bico determina a quantidade de material pulverizado, enquanto o tamanho e a geometria do orifício do bico determinam a altura e a largura do jato.